Laboratório do Piano
O Laboratório do Piano é uma extensão do Festival de Piano da Serra da Estrela, que tem como objetivo proporcionar um conjunto alargado e diversificado de atividades pedagógicas destinadas aos jovens pianistas, com idades compreendidas entre os 8 e os 23 anos.
Este projeto tem duas vertentes: as masterclasses de piano e as sessões de improvisação ao piano.
As masterclasses visam o aperfeiçoamento musical do repertório pianístico desenvolvido em âmbito escolar e académico dos alunos de piano. Cada participante da masterclass poderá trabalhar o seu programa de forma individualizada, ao longo de duas sessões de 45 minutos, com os professores Fausto Neves e Luís Duarte. Destacamos a mais-valia da assistência das aulas dos restantes participantes para um maior aproveitamento.
As sessões de improvisação ao piano pretendem explorar a criatividade e a conceção colaborativa, ao longo de três períodos de 2,5 horas cada de experimentação coletiva teórico-prática, com recurso a piano e teclados. As sessões vão ser acompanhadas pelo professor Hugo Passeira.
No dia 3 de julho, pelas 17h, os participantes do Laboratórios do Piano farão um concerto nas instalações do Museu do Pão para toda a comunidade.
Este concerto terá participantes a tocar piano a solo e obras trabalhadas no Laboratório de Improvisação.
1
julho
Masterclass com Luís Duarte e Fausto Neves
09h - 13h30Casa Municipal da Cultura e Escola Profissional da Serra da Estrela em simultâneo- Blocos de aulas individuais de 45 minutos
- Duas sessões por aluno
- Máximo de 8 participantes com idades entre 8 e 23 anos
Sessão de improvisação com César Oliveira e Timóteo Godoy de León
14h30 - 17h00Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum- Três sessões coletivas de 16 alunos
- Máximo de 8 alunos por grupo com idades entre 8 e 23 anos
2
julho
Masterclass com Luís Duarte e Fausto Neves
09h - 13h30Casa Municipal da Cultura e Escola Profissional da Serra da Estrela em simultâneo- Blocos de aulas individuais de 45 minutos
- Duas sessões por aluno
- Máximo de 8 participantes com idades entre 8 e 23 anos
Sessão de improvisação com Timóteo Godoy de León
14h30 - 17h00Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum- Três sessões coletivas de 16 alunos
- Máximo de 8 alunos por grupo com idades entre 8 e 23 anos
3
julho
Masterclass com Luís Duarte e Fausto Neves
09h - 13h30Museu do Pão e Escola Profissional da Serra da Estrela em simultâneo- Blocos de aulas individuais de 45 minutos
- Duas sessões por aluno
- Máximo de 8 participantes com idades entre 8 e 23 anos
Sessão de improvisação com Timóteo Godoy de León e Hugo Passeira
14h30 - 17h00Museu do Pão- Três sessões coletivas de 16 alunos
- Máximo de 8 alunos por grupo com idades entre 8 e 23 anos
Concerto de apresentação dos laboratórios
17h00 - 18h00Museu do Pão- Concerto para toda a comunidade
- Participação de todos os alunos inscritos
Inscrições
- Masterclass (duas sessões individuais de 45 minutos cada) - 80€
- Sessão de improvisação (três sessões coletivas de 2,5 horas cada) - 30€
- Masterclass + Sessão de improvisação - 100€
- Masterclass c/ alojamento - 110€
- Sessão de improvisação c/ alojamento - 60€
- Masterclass c/alojamento e refeições - 160€
- Sessão de improvisação c/ alojamento e refeições - 110€
- M + SI c/ alojamento e refeições - 180€
Professores

Fausto Neves
MasterclassIniciando-se na Música com os seus pais, foi discípulo de Helena Costa, Robert Weizs e Harry Datyner. Diplomado pelo Conservatório de Música do Porto, completou os seus estudos na Universidade Laval (Canadá) e no Conservatório de Música de Genève (Suíça), onde veio a lecionar. É convidado frequente das mais importantes organizações e festivais de música nacionais e internacionais.
Ver mais →
Luís Duarte
MasterclassApresentou-se em concerto em Portugal (CCB, Culturgest, Casa da Música), Espanha, França (IRCAM, Óperas de Toulouse e Estrasburgo), Alemanha (Festival de Donaueschingen, Filarmonias de Colónia e Hamburgo), Áustria (Wiener Konzerhaus), Hungria e Eslovénia, tendo...
Ver mais →
César Oliveira
Sessão de improvisaçãoCésar Oliveira nasceu em Viseu, na primavera de 1978. Iniciou os seus estudos de Solfejo e Piano com o Maestro Reis e, por influência da sua professora de composição, interessou-se pelo jazz. É professor, compositor e intérprete com atividade em Portugal e no estrangeiro.
Ver mais →
Timóteo Godoy de León
MasterclassTimoteo Godoy de León é pianista, formado no Conservatório de Música David de Sousa, na Figueira da Foz, e atualmente frequenta a vertente de piano jazz na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto.
Ver mais →
Hugo Passeira
Sessão de improvisaçãoHugo Passeira (Seia) iniciou os seus estudos musicais aos oito anos, no Conservatório de Música de Seia, onde estudou violino, com Giuseppe Riccobono, e piano, nas classes das professoras Alla Sosnovskaia e Patrícia Bastos....
Ver mais →