César Oliveira

César Oliveira

Sessão de improvisação

César Oliveira nasceu em Viseu, na primavera de 1978. Aos seis anos, inicia os seus estudos de Solfejo e Piano com o Maestro Reis, na extinta Escola de Música da Casa do Povo de S. Pedro do Sul. No ano seguinte, na mesma cidade, recebe aulas de piano do professor Rogério Duarte. Aos nove, ingressou no Conservatório Regional de Música de Viseu na classe de piano da professora Sara Vilas Boas.

Por influência da sua professora de composição, Jacinta Ramos, interessou-se pelo jazz e, aos quinze anos, estudou harmonia e improvisação com o professor e guitarrista Luís Lapa. Após concluir o conservatório, inscreveu-se na Escola de Jazz do Porto e frequentou as disciplinas de piano, harmonia e combo, na classe dos professores Hugo Raro, Paulo Gomes e Alberto Jorge. Nesta escola, frequentou vários cursos de aperfeiçoamento e workshops e, posteriormente, constituiu-se professor de Iniciação ao Piano Jazz nessa instituição. No Porto, trabalhou como pianista freelancer e integrou várias formações de entra as quais se destacam os quartetos de Álvaro Almeida e Pedro Cerveira. Em 2005, ingressou na Universidade do Minho, no curso de Ciências Musicais, e terminou o mestrado sob orientação da Professora Elisa Lessa. Estudou, entre outros, com Helena Vieira, Manuel Simões e Luís Pipa.

Trabalha, enquanto pianista, diretor musical e arranjador, para várias formações e instituições das quais se destacam (por ordem alfabética): ACERT, AMAD, Big Band de Santar, Edições Convite à Música, FF, Fundação Serralves, Gin Sónico, Gira Sol Azul, Herman José, José Valente, Orquestra Ligeira de Gouveia, Orquestra de Saxofones do Dão, Schola Cantorum, Sofia Escobar.

É coautor das publicações “Cancioneiro Regional de Lafões” e “Jazz em Miúdos”. Atualmente, leciona as disciplinas de Formação Musical, História da Música e Combo Jazz no Conservatório de Música e Artes do Dão.

Contactos

Para questões relativas ao concurso, contacte-nos.
Festival de Piano
FacebookInstagram