Luís Duarte
MasterclassLuís Duarte apresentou-se em concerto em Portugal (CCB, Culturgest, Casa da Música), Espanha, França (IRCAM, Óperas de Toulouse e Estrasburgo), Alemanha (Festival de Donaueschingen, Filarmonias de Colónia e Hamburgo), Áustria (Wiener Konzerhaus), Hungria e Eslovénia, tendo sido ainda solista com a Orquestra da EPME e com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música sob a direcção dos maestros Cesário Costa, Pawel Przytocki, Alessandro Crudele e Stefan Blunier. Trabalhou com os encenadores António Capelo, António Durães e Nuno Carinhas, e com os solistas David Wilson- Johnson, Stephen Loges, Anke Vondung, Michaela Kaune e Karen Wierzba.
Desenvolveu os seus estudos em Portugal, na ESMAE, sob a orientação de Fausto Neves, Luís Filipe Sá e Madalena Soveral, e na Academia Franz Liszt em Budapeste com László Baranyay e Rita Wagner. Frequentou masterclasses com Helena Sá e Costa, Sequeira Costa, Arbo Valdma, Josep Colom, Miguel Borges Coelho, Pedro Burmester, entre outros.
Tocou e gravou para a Antena 2, a Rádio Nacional Eslovena e Classical Planet (programa Euroclassical). Em 2009 fez a primeira audição completa dos 5 Embalos de Fernando Lopes-Graça, incluindo a estreia absoluta dos n.ºs 1, 2 e 3. Já em 2014, fez a estreia absoluta da Sonata para dois pianos e percussão de António Pinho Vargas com Drumming GP e Lígia Madeira, com quem mantém, desde 2008, um duo de piano a quatro mãos e dois pianos.
Colabora regularmente com a Casa da Música integrando projectos do Remix Ensemble, do Coro Casa da Música e da OSPCM, tendo trabalhado com os maestros Péter Eötvös, Heinz Holliger, Paul Hillier, Emilio Pomàrico, Vassily Sinaisky Michael Sanderling e Peter Rundel. É professor de piano e pianista acompanhador na EPME e na ESMAE no Porto, respectivamente.
Lançou, em Janeiro de 2021 e sob o selo da holandesa Brilliant Classics, o álbum “Portuguese Music for Piano Duo”, recentemente galardoado como “Melhor Álbum de Música Clássica” pelos Prémios Play 2022.
Apresentou-se em recital com o pianista Pedro Burmester e com os tenores Ian Bostridge e Christoph Prégardien. Compromissos futuros incluem concertos a solo, com orquestra e em parceria com os tenores Ian Bostridge e Ilker Arcayürek em 2024 e 2026, tendo também contratualizada uma colaboração discográfica com a editora inglesa Hyperion.