João Bettencourt da Câmara

João Bettencourt da Câmara (1988, Lisboa) iniciou os seus estudos em piano aos três anos de idade, com o seu pai. Em 2006, concluiu, com a classificação máxima, o Curso de Piano no Conservatório Nacional e os estudos de ensino secundário no Colégio do Sagrado Coração (Lisboa). Em Portugal, estudou, ainda, com V. Viardo, H. Sá e Costa, T. Achot, Sequeira Costa, A. Pizarro, P. Burmester, D. Bashkirov, G. Eguiazarova e A. Ciccolini. Recebeu, entre outros, os 1.os prémios no “Concurso Cidade do Fundão” (1999 e 2000) e no “Concurso Maria Cristina Lino Pimentel” (2001); o 2.º prémio no “Concurso de Piano Florinda Santos” (1998); Prémio Especial do Júri no “II Concurso “Veo Veo” Internacional da Radiotelevisão Espanhola” (1999).

Deu o seu primeiro recital público aos sete anos de idade e estreou-se como solista aos doze, executando o Concerto K. 414 de W. A. Mozart e, poucos meses depois, o 3.º Concerto para Piano de L. Beethoven, com a Filarmonia das Beiras.

Com dezassete anos, prestou provas de admissão a três escolas superiores de música em Londres (Royal College of Music, Guildhall School of Music and Drama e Royal Academy of Music), após as quais lhe foi oferecido um lugar em todas elas. Optou pelo Royal College of Music, que lhe atribuiu o estatuto de “Foundation Scholar” e que frequentou durante quatro anos como aluno de piano de Ruth Nye, um dos discípulos de Claudio Arrau. Obtendo sempre elevadas classificações (“First Class Honours”), licenciou-se, em 2010, com uma das melhores classificações da história do RCM, pelo que recebeu o “Sarah Mundlak Memorial Prize For Piano”, atribuído ao melhor finalista do ano. Concluiu, com distinção, o Mestrado na Guildhall School (City University), como aluno do pianista Martin Roscoe.

Em recitais e concertos em Portugal, Inglaterra, França e Espanha, vem-se afirmando como intérprete do grande repertório clássico (Bach, Mozart, Beethoven), romântico (Liszt, Chopin, Brahms, Rachmaninoff) e moderno (Debussy, Prokofieff). O seu primeiro disco comercial, consagrado uma das melhores interpretações de F. Liszt, foi recentemente editado pela Numérica. Desde 2013, é docente de Piano na Universidade de Aveiro, onde concluiu o seu doutoramento.

Fonte: http://www.joaobettencourt.com/
mark

Contactos

Para questões relativas ao concurso, contacte-nos.
Festival de Piano
FacebookInstagram