Luís Costa

Luís Costa

Masterclass

Luís Costa teve as suas aulas de piano com Zhuang Xiao Hua aos 8 anos de idade e, alguns anos mais tarde, prosseguiu os seus estudos com Álvaro Teixeira Lopes. Muito preponderante na sua formação foi também o trabalho com J. Soriano (Madrid), F. Rieger (Estugarda), e G. Katsarava (Paris). Atualmente mantém contacto com a pianista Maria João Pires, uma grande inspiração ao longo da sua carreira.

A sua carreira tem-no levado a atuar por toda a Europa, Azerbaijão, EUA, África do Sul, Zimbabué, Namíbia, Canadá, Brasil e China, apresentando-se em salas de concerto como a Sala Suggia da Casa da Música, Glenn Gould Studio, Auditório Cidade de Léon, Centro Cultural de Belém, Xinghai Concert Hall ou Hebei Arts Center entre outras. Participou no Festival Sant Pere de Rodes, Festival Caminhos da Música, Festival St. Mesnil des Arts, Ciclo Jovens Talentos Teatro do Campo Alegre, Festival Musique en Vallée du Tarn, Festival de Música de Besalú e Hammerklavier Series. Dedica parte do seu tempo à música de câmara, tendo trabalhado com músicos como A. Meneses, L. Claret, Hans-Peter Stenzl e A. Chagas Rosa. Tem uma intensa atividade em duo com o seu irmão violoncelista, Fernando Costa. Frequentou o Programa de Doutoramento da Universidade de Aveiro, onde leccionou em 2016.

Tem orientado masterclasses em vários conservatórios de música em Portugal, tendo também orientado aulas na China, Bélgica, Namíbia, Zimbabué e França. Além disso, foi diretor artístico de vários festivais de música e coordenador artístico do Concurso Internacional Santa Cecília. Gravou para a RTP e Antena 2, rádio CHIN e televisão NBC. É representado pela agência KNS Artists Management. Gravou CDs com obras de Scarlatti, Schumann e Chopin para a KNS Classical. Publicou recentemente um CD dedicado a música portuguesa inédita para piano e violoncelo, gravado na Fundação Calouste Gulbenkian e publicado em Berlim pela editora Decurio.

Recentemente, dedica também parte do seu tempo ao jazz e à composição, sendo a execução ao vivo de música original para o filme “The Lodger”, de Hitchcock, um dos seus projectos mais recentes.

Fonte: KNS Classical

Contactos

Para questões relativas ao concurso, contacte-nos.
Festival de Piano
FacebookInstagram